terça-feira, 26 de outubro de 2010

119 Anos de Emancipação Político Administrativa

119 Anos de Emancipação Político Administrativa do Município de Conceição da Barra.

A data é comemorada no dia 8 de Outubro, e o belo desfile, coisa que não se via há muitos anos, resgatado novamente, ocorreu no Sábado, 9 de Outubro.
Fui lá conferir e registrei através das fotos abaixo.

Momento oportuno para mostrar fatos e vultos históricos, economia, turismo, esporte, educação e cultura do município.

Autoridades no palanque...





Grupos folclóricos como o Alardo e Ticubi se fizeram presentes.


Além da Barra, houve participação de bandas marciais de São Mateus e Mucurici.




Homenagem aos blocos carnavalescos da cidade.


Aqui homenagem ao Bloco Pára Rai e sua contribuição ao esporte.



Escola de Itaúnas na Avenida...




Espaço poesia para os amigos Sossó e Seu João Tourinho.


As fábulas infantis também foram lembradas.



Homenagem aos campeoníssimos Barrenses, como o sr. Zartônio Aguirre do Nascimento. Herói anônimo, aos 64 anos, é exemplo de determinação, garra e perseverança, é hexacampeão mundial de jiu-jitsu, na categoria CN- 5 e Absolut.



Foi um belíssimo desfile, onde através de algumas poucas fotos, tentei aqui retratar.
Parabéns ao Secretário de Turismo, senhor Horaldo Lyrio, que não mediu esforços para a realização desse evento. Não podendo ser diferente, lógico, também parabéns ao povo desta cidade, que vislumbra dias melhores para o município, já à partir da proteção realizada na orla marítima.. 


terça-feira, 12 de outubro de 2010

Desmatamento


Desmatamento

Esta semana voltei a velha trilha de Itaúnas e me assutei quando me deparei com essa clareira formada.
Tomado pela indignação e revolta, logo no início da trilha,  não teve como ignorar o cenário e continuar pedalando.
Tirei algumas fotos como protesto para aqui postá-las, na esperança de que com a sua veiculação, providências sejam tomadas. 



Corte com moto serra...



Após o corte elas foram transportadas, arrastadas...


Árvores menores acabam sendo sacrificadas na queda das maiores...

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Riacho Doce

Beleza Descomunal...

domingo, 10 de outubro de 2010

NOTÍCIAS


Embora todos achem (o mundo e o Brasil) que somos apenas o "país do futebol", Penta campeão... eis aí um exemplo e que não damos tanta importância, porque não é o que "bomba" no IBOPE...(não sai na GLOBO ao VIVO e nem no lugar da bundão FAUSTÃO) A seleção do Bernardinho....Um cara altamente "ditator" (só para quem sabe o que é realmente diradura)...;que maravilha de ditador!!! Queremos ditadura  iguais a essa em toda nossa ETERNIDADE ESPORTIVA ....
"DEMOCRACIA" que não há significância de existir ou ser...pois quase ninguém sabe o que é...

QUE SELEÇÃO É ESSA...

DESCULPE A EXPRESSÃO...ESSA É DO CARÁI...(de vôlei)

Você não vai fazer carreata para esses "FILHOS DE UMA PUTA", do "volei"que encontram todas as dificuldades, adversidades, porém a mídia ( "NOÍS" rsrsrsrsrs, isso mesmo, nós burros), paramos uma nação para o futebol e não damos a expressão para àqueles que divulgam o PAÍS com as mãos...

Somos (NAÇÃO) pessoas insanas (infelizmente), que não vislumbramos sucesso, como realmente o mundo enxerga...
Somos tão disprovidos de inteligência e bom senso esportivo que não seja o futebol,
  que infelizmente, não aceitamos o que seja os outros esportes, a não ser  que precisamos se alertados ou aclamados pela imprensa estrangeira... Lastimável....   

VALEU BRASIL DO VÔLEI...

Obrigado pelo título. Obrigado BERNARDINHO, por uma nação que imagina que o futebol é o máximo dos esportes.
E que infelizmente ganhar com as mãos 200 vezes, não equivale a uma vez as chuteiras...  

Valeu BRASIL das mãos !!!
O mundo te aclama enquanto nós burros, enchergamos apenas os "futebóis"...   

PARABÉNS BRASIL!!! 
   

sábado, 9 de outubro de 2010

Bandeiras e Símbolos Regionais


Não me canso de dizer que a internet é realmente um mundo maravilhoso, desde que bem usada.
"Vasculhando" como de costume, encontrei o blog http://profmarcoarteobras.blogspot.com/ , que aliás recomendo aos amigos que visitem,  bandeiras de Escolas do município.
Não me contive, fiz contato com o autor, o desenhista Professor Marco Antônio de Castro Alves Monteiro e aqui posto sua arte.

Vejam abaixo com que "toque de magia" foi formatada e elaborada uma bandeira para representar uma escola.

Escola Estadual de Ensino Médio Professor Joaquim Fonseca




Esquema modular da bandeira da escola Joaquim Fonseca

                                                 Bandeira - JOAQUIM FONSECA.


 O sol no lado direito da bandeira representa o nascente e a fonte da vida.As figuras centrais, o peixe e o caranguejo, são respectivamente os símbolos do rio, do mar e do mangue, que também são uma fonte de sustento das famílias do nosso município, circunscritos por um heptágono. O heptágono é uma figura de 7 lados, forma pouco conhecida pelo homem. Por isso, representa a busca do conhecimento. O número 7 simboliza, entre outros, os sete planetas dominantes, os sete dias da semana, as sete notas musicais, as sete maravilhas do mundo. O número 7 representa ainda a fusão do número 1 (a unidade) com o número 6 (a perfeição). É também uma alusão ao patrono de nossa escola :Joaquim ( 7 letras ), Fonseca ( 7 letras ) e Conceição da Barra ( 16 letras - 1+6=7 ).A cruz no plano de fundo representa o símbolo sagrado, o sentimento cristão, o amor a Deus, as quatro pontas da cruz, os quatro cantos da Terra ou do Universo, as estações do ano, os pontos cardeais e os quatro elementos; o fogo, a água, o ar e a terra. As cores, azul, rosa e branco, foram baseadas nas cores da bandeira do Espírito Santo. O formato da bandeira da Escola Joaquim Fonseca foi baseado no esquema modular da bandeira brasileira.

Data de elaboração: 19/11/2005
Diretora: Alice Machado
Desenhista: Marco Antonio da Castro Alves Monteiro

Maria Farinha

Esse sim é da terra e é muito conhecido por estas bandas.
Maria-farinha (Ocypode spp.) é um caranguejo. Possui carapaça quadrada e coloração branco-amarelada, e é encontrado na costa leste dos Estados Unidos e no litoral do Brasil, vivendo em buracos acima da linha da maré alta, em praias arenosas. Trata-se de um animal *detritívoro.
Também é conhecido pelos nomes de aguarauçá, cabeleireiro, siri-fantasma, espia-maré, grauçá, guaruçá, guriçá, cerca-mare, vaza-maré e sarará.




 
* Animais que se alimentam de restos orgânicos (plantas e animais mortos), reciclando-os e retornando-os à cadeia alimentar para serem reaproveitados pelos demais organismos vivos.

AVAAZ

Repassando um e-mail recebido do http://www.avaaz.org/ recomendando apoio a causa que é crucial para o nosso planeta.
Segue na íntegra mensagem do ativista Ben Wikler:




Caros amigos, 


Neste domingo, 10/10/10, nós iremos quebrar um record mundial: cidadãos de 187 nações irão organizar mais de 6300 "festas de trabalho pelo clima" desde Brasil até o Palau. A mensagem: pessoas ao redor do mundo estão agindo pelo clima -- e chegou a hora dos governantes se juntarem a nós.

Vamos mostrar que o movimento climático global está em todos lugares, energizado e gigante --clique para encontrar um evento:
Neste domingo, em mais de 6.300 eventos em 187 países, cidadãos ao redor do mundo irão desmascarar um boato perigoso: que o movimento climático global desapareceu. 

Vamos mostrar aos líderes mundiais e à imprensa que nós estamos mais diversificadas, maiores e mais criativos do que nunca - e que nós simplesmente não vamos desistir até que o nosso planeta, e todos os que vivem nele, estejam a salvo.

No domingo, 10 de outubro - que é 10/10/10, uma data para se lembrar – nós vamos nos reunir em "festas de trabalho" para o clima ao redor do mundo, demonstrando a nossa determinação e soando um apelo aos nossos governantes: "Nós estamos colocando a mão na massa ... e você? "

Quanto mais pessoas participarem, mais direta será a nossa mensagem de determinação para derrotar as mudanças climáticas. Estas festas não serão somente incrivelmente úteis, como divertidas também. Clique abaixo para encontrar um evento perto de você e confirmar a presença (ou inscrever o seu próprio evento) - é hora de arregaçar as mangas e agir: 

http://www.avaaz.org/po/global_work_party/?vl 

O momento é crítico: nas próximas semanas e meses, nossos governantes irão tomar decisões importantes sobre o esforço para conseguir um novo tratado climático global. O ano todo eles ficaram se lamentando sobre a Conferência de Copenhague que aconteceu em dezembro, onde países não conseguiram chegar a um acordo vinculante – e nem mesmo a um compromisso de elaborar um. Se os políticos pensarem que as mobilizações populares por ações climáticas acabaram, eles irão ceder ao lobby do combustível fóssil - e simplesmente desistir de chegar a um acordo real. 

Mas mesmo com os governos se esquivando, a crise climática está acelerando. 2010 é o ano mais quente já registrado. Desastres naturais ligados ao clima, como as inundações no Paquistão, custaram milhares de vidas. E os cientistas dizem que a situação está piorando.Nosso movimento tem que estar à frente da crise climática e precisamos puxar os políticos conosco. 

Ao demonstrar a nossa determinação, a Festa de Trabalho Global irá lançar um desafio aos nossos governantes. Eventos locais incluem o plantio de árvores no interior da Tanzânia, a instalação de painéis solares na China, e um passeio de bicicleta internacional da Jordânia para Israel - junto com eventos muito mais simples organizados por pequenos grupos de amigos. Onde quer que estejamos e qualquer que seja a nossa ação, nós estamos passando uma mensagem: nós estamos gerando soluções para as mudanças climáticas em nossas proprias comunidades, os nossos governantes não têm desculpa para não começar a trabalhar a nível nacional e mundial. 

Quanto mais pessoas participarem, mais poderosa será a nossa mensagem. 10/10/10 é daqui a poucos dias, e é fácil participar - clique para se inscrever: 

http://www.avaaz.org/po/global_work_party/?vl 

Embora haja pouco tempo para enfrentar as mudanças climáticas, o movimento climático em si, é relativamente jovem. A abolição do comércio transatlântico de escravos e o fim do Apartheid levou décadas. Porém, as mudanças climáticas, por causa de sua ameaça a todos em todos os lugares, tem um poder especial de unir as pessoas além das fronteiras. 

No ano passado, uma onda extraordinária de atividade, com sucessivos dias de ação global (21 de setembro, 24 de outubro e 12 de dezembro) levaram os Chefes de Estado do mundo todo a estarem presentes na Conferência de Copenhague. Foi de tirar o fôlego, mas não foi o suficiente. Este fim de semana, vamos renovar nosso compromisso de lutar pelas seis bilhões de vidas - e mostrar que não estamos indo a lugar algum, enquanto nós temos um planeta para salvar. 

Com esperança e determinação, 

Ben, Iain, Ben M, Maria Paz, Ricken, David, Graziela e toda a equipe Avaaz 

PS: Estes eventos estão sendo organizados por uma vasta gama de grupos e indivíduos, com o apoio dos amigos da Avaaz, a 350.org - utilizando ferramentas da web que facilitam a localização de um evento ou o cadastro de um novo evento. Inscreva-se para um evento com estas ferramentas, e a 350 irá enviar algumas mensagens úteis nas vesperas do dia de ação. Aqui está o link novamente: 

http://www.avaaz.org/po/global_work_party/?vl 

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Mapa Antigo

Interessante mapa datado de 1878, onde a cidade, ainda pertencente ao município de São Mateus, chamava-se Barra do Rio São Matheus.

No mapa, o que chamou muito a minha atenção, é o fato de nele vermos os já conhecidos Rio São Domingos, Rio Santana e um desconhecido chamado Rio das Piabas. 
Fiquei intrigado.
 Busquei informações, imagens do Google Earth e também percorrendo de "bike" o provável ponto onde o dito Rio das Piabas desemboca no Rio Santana e nada.

Achei interessante e estou postando aqui.
Este mapa é parte integrante da história do município de São Mateus, no qual Conceição da Barra fazia parte.
Retrata o período da mandioca, do açúcar e do café no séclulo XIX, no minicípio de São Mateus.

Seguem informações extraídas do site:


Após a elevação da aldeia à categoria de vila, São Mateus ganhou grande impulso com a vinda de muitas famílias da Bahia. A partir de então passou a receber também grande número de escravos para a implantação de fazendas de cana-de-açúcar e mandioca. O gado ainda era pouco.
Em 1827 já existiam 2361 escravos negros (1228 homens e 1133 mulheres). Os brancos eram 478 homens e 475 mulheres.
Na metade do século XIX, o fazendeiro Antônio Rodrigues da Cunha (dezembro de 1793 + 27 de janeiro de 1863) possuía grandes plantações de cana e de mandioca na região do córrego São Domingos, terrenos atualmente pertencentes ao município de Conceição da Barra. Esse fazendeiro foi quem implantou o primeiro engenho de cana na região, às margens do rio Santana, com um revolucionário sistema de moagem hidráulica. (CUNHA, Eduardo Durão Cunha. São Mateus e sua história. Revista São Mateus 450 anos. Edição Única: Edal Editora, 1994, p.4-36.) 
Antônio Rodrigues da Cunha era Comendador da Ordem de Cristo e da Imperial Ordem da Rosa e Comandante Superior da Guarda Nacional da Região Norte da Província, com o posto de Coronel da Guarda Nacional. Era o pai do Major Antônio Rodrigues da Cunha, que recebeu o título de "Barão dos Aimorés"
Dona Rita Maria da Conceição Cunha, esposa do comendador,  foi a maior proprietária de terras da região do atual município de Conceição da Barra e tornou-se uma das mais importantes produtora e exportadora de farinha da costa brasileira. Outros fazendeiros portugueses e brasileiros já possuíam fazendas implantadas próximas às margens do rio São Mateus como Antonio Gomes, Manoel Barbosa, Gotardo José Esteves e outros. Isso pode ser visto no mapa abaixo, de 1878.


quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Cuidado Risco de Afogamento


Bem, depois de ver essa singela placa de advertência em inúmeros sites e blogs, resolvi vir aqui e partir em sua defesa.
Algumas pessoas provavelmente passaram de carro na rua e avistaram essa placa.
Sem muita curiosidade, aparentemente debochando da mesma, de dentro do carro mesmo a fotografaram e a relacionou como as do tipo excêntrica, sem sentido, bizarra, entre outras...
Sequer tiveram o trabalho de questionar o seu sentido, descer do carro e aproximar-se do local (em obras né?) e verificar se tem fundamento, se tem objetivo.
Infelizmente imperou logo o senso crítico.

Esclarecendo:

A orla de Conceição da Barra está em obras.
A Ster/Tracomal está transportando a areia retirada pela draga no Rio Cricaré, através de caminhões caçamba, até os promontórios, e não mais com as tubulações.
Sendo assim, a empresa escolheu um determinado local para depositar esta areia.
E para que não houvesse transbordo de água e areia, para a rua, foi feito uma espécie de dique com objetivo de armazenar a areia e com fuga da água para a praia.
Muito curiosos aproximam-se do local, assim como crianças para brincarem.
De forma prudente, a empresa fixou esta placa, alertando à todos do perigo existente.



O dique..



Tubo direcioando a água para a praia.

Aniversário do Município



Informações extraídas do site da Prefeitura Municipal de Conceição da Barra: