quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Chalana Zimonino em Conceição da Barra - ES

Chalana do Cricaré

Mais conhecida como Chalana do Cricaré, a Chalana Zimonino era opção de um belo passeio ecológico em Conceição da Barra. De propriedade do sr. Oraldo Lyrio, tinha no Sítio Bar Ilha do Kanguá o seu porto principal. 


Aqui aguardando vistoria de liberação para navegação. 


No Rio Cricaré com turistas...

Após venda, a chalana foi vista pelo Rio Barra Nova.


Aqui, ainda no Sítio Bar Ilha do Kanguá.


Aqui inutilizada, ancorada em Barra Nova.


A presença de corrosão não esconde o aspecto de abandono.








terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Conceição da Barra e o Ticumbi

Ticumbi de Conceição da Barra mantém três séculos de tradição
Num ato que une religiosidade e cultura, os devotos de São Benedito fazem a apresentação de Ticumbi no primeiro dia do ano
Magalli Lima
28/12/2014 08:36 - Atualizado em 05/01/2015 15:44

 
É nas águas do rio Cricaré, região norte do Espírito Santo, que uma das tradições centenárias do município de Conceição da Barra acontece anualmente: a apresentação de Ticumbi dos negros devotos a São Benedito, santo padroeiros dos negros e pobres. A procissão ritualística leva o São Benedito do Córrego das Piabas, do distrito de Meleiras até a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, no centro da cidade, para que os 17 membros do Ticumbi se apresentem e iniciem o primeiro mês do ano – que ainda será composto pelo Baile de São Benedito e São Sebastião na segunda semana de janeiro. 
 
Em um festejo de devoção e alegria, a apresentação no dia primeiro de janeiro é realizada com seis pandeiristas, dois reis (Rei Congo e Rei Bamba) dois secretários de reis e um estandarte. Os 17 integrantes encenam uma disputa entre os dois reis que, segundo conta a tradição do povoado, cada um quer realizar a festa de São Benedito de sua forma. Sendo assim, de frente para a Igreja Matriz, o auto inicia-se com a primeira guerra do Rei Congo, uma guerra sem travar, seguida da guerra travada com o Rei Bamba. Em meio às batidas de espada, a roda prossegue em animação até que o Rei Congo vença a batalha.
 
A apresentação dura cerca de duas horas e os integrantes finalizam o auto com a celebração ao Rei Congo, ao som do Ticumbi, a dança que dá nome à representação e é uma manifestação cultural folclórica de origem africana.  Composto por negros oriundos de famílias quilombolas, a dança é uma das expressões culturais mais antigas do local e que revelam a luta e orgulho negro, por isso mesmo a manifestação é tão exclusiva para seu povoado, pois faz uma verdadeira ponte cultural entre o passado e o presente exclusivo dos negros de Conceição da Barra.  
 
Com pandeiros, viola e batas brancas, os integrantes do Ticumbi exibem-se como uma elite negra que tem nas mãos uma tradição a prezar. Por isso mesmo, o Ticumbi é passado de geração para geração, com a finalidade de a tradição nunca ser perdida. Quem participa há anos da dança é visto como figura caricata do Ticumbi, inclusive conhecido pelo Brasil a fora – como é o caso de Tertolino Balbino, também chamado carinhosamente de Terto, mestre da dança e guardião da tradição que rege o ticumbi desde 1950. 
 
São Benedito do Córrego das Piabas – O milagreiro
 
São Benedito, o santo negro, possui diversas vertentes com histórias e contos únicos que o representa. Especificamente no dia de primeiro de janeiro, o São Benedito que os negros do Ticumbi levam consigo pelas águas do rio Cricaré é o São Benedito do Córrego das piabas. Seu nome carrega uma história bem conhecida por seus devotos: o santo, esculpido em madeira, pertencia a Benedito Meia Légua, negro quilombola conhecido por lutar pela região do Sapê do Norte contra a Coroa Portuguesa. Certa vez, Benedito foi traído e recebeu punição dos portugueses, sendo queimado dentro de um tronco de árvore.
 
O que restou de Benedito Meia Légua, em meio às cinzas, foi a imagem de São Benedito que, às pressas, foi jogada no Córrego das Piabas por medo de maldição. Logo, o povo devoto ao santo recuperou a imagem e, desde então, ao passar de cerca de 300 anos, este São Benedito de madeira é chamado de São Benedito do Córrego das Piabas, o São Bino mais milagreiro da região.
 
Serviço
 
A apresentação de Ticumbi em Conceição da Barra será realizada no dia 1° de janeiro de 2015, a partir das 9h30 em frente à Igreja de Nossa Senhora da Conceição, no centro da cidade. 

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Conceição da Barra Caranaval 2015


O melhor Carnaval do Estado começa nesta sexta-feira, dia 13 de fevereiro, oferecendo opções diferenciadas para os foliões que escolherem Conceição da Barra como destino festivo. Já no final de tarde, a partir das 18 horas, as aulas de Zumba e Lambaeróbica movimentam a Arena da Folia, na Sede. Às 20 horas, a Bandinha da Barra volta ao Circuito Cultural para animar o público que prefere se divertir ao som das marchinhas que ecoam pelas ruas do Centro Histórico.

Na Arena da Folia, a partir das 22 horas, os artistas locais e regionais se revezam entre o palco e o Trio Elétrico que promete sacudir o Circuito da Folia até a madrugada. No sábado, a atração nacional Kiaudácia também marca presença no Barra + Carnaval 2015, trazendo os grandes sucessos da atualidade. Bandas locais e regionais completam a programação do segundo dia de folia em Conceição da Barra.

No domingo, a folia começa mais cedo, com a Matinê Carnavalesca animando a criançada na Praça da Matriz, às 17 horas. Além de músicas especialmente escolhidas para o público mirim, a Prefeitura, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas e o conselho Municipal de Turismo, realiza o primeiro Concurso de Fantasia Infantil. Crianças de 02 a 12 anos podem se inscrever para concorrer aos prêmios cedidos pelo comércio local. Em Itaúnas, também às 17 horas, quem comanda a festa da criançada é a Bandinha da Barra.

A noite de domingo começa animada no Circuito da Folia, com o desfile do Bloco Pára Rai, puxado pela Banda Prakatum, que se apresenta no trio elétrico. Em seguida, mais três atrações voltam a fazer o espetáculo na Arena da Folia, revezando entre o palco e o trio.

Desta sexta-feira até a terça de Carnaval, a novidade que promete agradar aos foliões do circuito alternativo é a destinação da Arena do Farol para a prática do som automotivo. Neste espaço especialmente planejado para shows, os simpatizantes e praticantes do som automotivo terão o espaço reservado para os veículos previamente cadastrados no Portal da Sede. A prática será autorizada apenas na área delimitada na Arena do Farol, das 08 às 22 horas. O Decreto Municipal que regulamenta as permissões relativas ao som automotivo prevê o recolhimento dos carros de som ligados fora da área estabelecida.

Veja os horários das atividades organizadas pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e programe-se!

SEXTA-FEIRA
18:00 hs – Zumba e Lambaeróbica – Palco (Arena da Folia)
20:00 hs – Bandinha da Barra – Circuito Cultural (Centro Histórico)
22:00 hs – Cerradus – Trio Elétrico (Circuito da Folia)
23:30 hs – Pizada Louka – Palco (Arena da Folia)
1:30 hs – Chic Bahia – Trio Elétrico (Circuito da Folia)


SÁBADO
18:00 hs – Zumba e Lambaeróbica – Palco (Arena da Folia)
20:00 hs – Bandinha da Barra – Circuito Cultural (Centro Histórico)
22:00 hs – Agitus – Trio Elétrico (Circuito da Folia)
23:30 hs – Kiaudácia – Palco (Arena da Folia)
1:30 hs – Banda Auê – Trio Elétrico (Circuito da Folia)


DOMINGO
17:00 hs – Matinê Carnavalesca – Circuito Cultural (Praça da Matriz)
17:00 hs – Bandinha da Barra - Itaúnas
18:00 hs – Zumba e Lambaeróbica – Palco (Arena da Folia)
20:00 hs – Bloco Pára Rai – Trio Elétrico (Circuito da Folia)
20:00 hs – Bandinha da Barra – Circuito Cultural (Centro Histórico)
22:00 hs – Kelly Muniz – Palco (Arena da Folia)
23:30 hs – Boy Borges – Trio Elétrico (Circuito da Folia)
1:30 hs – Planeta Banana – Palco (Arena da Folia)

sábado, 7 de fevereiro de 2015

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Conceição da Barra - ES

Conceição da Barra - ES

Passando pela Rodovia BR-101, sentido norte ou sul, dê uma esticadinha até Conceição da Barra...
Do trevo até a cidade são 18 km. 
Venha conhecer e se encantar. 


Caranguejo da Barra

Período de Andada do Caranguejo

O bichinho é gostoso mas, respeite o período da "andada"...
Não capture, venda e nem consuma nesse período.
Colabore agora para apreciar sempre...



Veja tabela abaixo e por favor, divulgue e respeite!!!


Conceição da Barra Carnaval 2015


O Barra + Carnaval 2015 começa na sexta-feira, dia 13 de fevereiro e segue até o dia 17 de fevereiro, com 16 shows distribuídos entre o palco, na Arena da Folia, e o Trio Elétrico, no Circuito da Folia. A tradicional Bandinha da Barra continua a animar os foliões no Circuito Cultural, conduzindo as famílias pelas ruas do Centro Histórico. Na Praça da Matriz, o Projeto Cultura e Arte na Praça realiza a Matinê Carnavalesca, evento que vai garantir a diversão das crianças, no domingo e na segunda-feira de Carnaval. Já o Bloco Pára Rai mais uma vez irá colorir o Circuito da Folia com a alegria que é a sua marca tradicional.

No Carnaval, a novidade que promete agradar aos foliões é a destinação da Arena do Farol para a prática do som automotivo. Neste espaço especialmente planejado para shows, os simpatizantes e praticantes do som automotivo terão o espaço reservado para os veículos previamente cadastrados no Portal da Sede. A prática será autorizada apenas na área delimitada na Arena do Farol e em horário previamente determinado. O Decreto Municipal que regulamenta as permissões relativas ao som automotivo prevê o recolhimento dos carros de som ligados fora da área estabelecida.

As aulas de Zumba e Lambaeróbica, grandes atrações do Verão 2015, continuam a atrair dezenas de pessoas, agora no palco da Arena da Folia. O Carnaval terá ainda o Som do Cais, com apresentações de Voz e Violão, no espaço gastronômico mais charmoso do município. No Calçadão da Cultura, o Pagode do Laboratório promete atrair muitos moradores locais e também os visitantes. Para quem prefere o ritmo envolvente do Forró Pé de Serra, a Vila de Itaúnas é o destino certo. Lá também haverá blocos de rua e matinê com a Bandinha da Barra.

Para garantir o conforto dos banhistas, ao longo da Orla haverá chuveiros e banheiros químicos. A segurança de moradores e turistas será garantida pela presença de guarda-vidas, bombeiros e policiais civis e militares. Além disso, com as 32 câmeras de videomonitoramento instaladas no município, a Orla e áreas do centro da cidade serão monitoradas.

Confira a programação do Barra + Carnaval 2015, a seguir:

SEXTA-FEIRA
18:00 hs – Zumba e Lambaeróbica – Palco (Arena da Folia)
20:00 hs – Bandinha da Barra – Circuito Cultural (Centro Histórico)
22:00 hs – Cerradus – Trio Elétrico (Circuito da Folia)
23:30 hs – Pizada Louka – Palco (Arena da Folia)
1:30 hs – Chic Bahia – Trio Elétrico (Circuito da Folia)


SÁBADO
18:00 hs – Zumba e Lambaeróbica – Palco (Arena da Folia)
20:00 hs – Bandinha da Barra – Circuito Cultural (Centro Histórico)
22:00 hs – Agitus – Trio Elétrico (Circuito da Folia)
23:30 hs – Kiaudácia – Palco (Arena da Folia)
1:30 hs – Banda Auê – Trio Elétrico (Circuito da Folia)


DOMINGO
17:00 hs – Matinê Carnavalesca – Circuito Cultural (Praça da Matriz)
17:00 hs – Bandinha da Barra - Itaúnas
18:00 hs – Zumba e Lambaeróbica – Palco (Arena da Folia)
20:00 hs – Bloco Pára Rai – Trio Elétrico (Circuito da Folia)
20:00 hs – Bandinha da Barra – Circuito Cultural (Centro Histórico)
22:00 hs – Kelly Muniz – Palco (Arena da Folia)
23:30 hs – Boy Borges – Trio Elétrico (Circuito da Folia)
1:30 hs – Planeta Banana – Palco (Arena da Folia)


SEGUNDA-FEIRA
17:00 hs – Matinê Carnavalesca – Circuito Cultural (Praça da Matriz)
18:00 hs – Zumba e Lambaeróbica – Palco (Arena da Folia)
20:00 hs – Bandinha da Barra – Circuito Cultural (Centro Histórico)
20:00 hs – Bloco Pára Rai – Trio Elétrico (Circuito da Folia)
23:30 hs – Caio Magno – Palco (Arena da Folia)
1:30 hs – Arerê – Trio Elétrico (Circuito da Folia)


TERÇA-FEIRA
18:00 hs – Zumba e Lambaeróbica – Palco (Arena da Folia)
20:00 hs – Bandinha da Barra – Circuito Cultural (Centro Histórico)
22:00 hs – DLuar – Trio Elétrico (Circuito da Folia)
23:30 hs – Ingrid Collares – Palco (Arena da Folia)
1:30 hs – Prakatum – Trio Elétrico (Circuito da Folia)

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Hotel e Pizzaria Ker Mais

Sob a direção de Renato da Silva Clarindo


Carnaval Infantil em Conceição da Barra ES


Os pequenos foliões já tem programação certa durante o Carnaval 2015, em Conceição da Barra. A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, preparou uma Matinê Carnavalesca para os dias 15 e 16 de fevereiro (domingo e segunda), a partir das 17 horas, na Praça da Matriz. Além do bailinho, as crianças poderão participar do primeiro Concurso de Fantasia Infantil, promovido em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Conselho Municipal de Turismo (Comtur).

Os eventos fazem parte do Projeto Cultura e Arte na Praça que, durante o Verão 2015, tem levado diversas manifestações artísticas e culturais para a Praça da Matriz, sempre nos finais de semana. A animação do primeiro dia da matinê ficará por conta da celebrada Bandinha da Barra, atração tradicional do município, que arrasta dezenas de famílias pelas ruas do Centro Histórico nas noites de Verão.

CONCURSO DE FANTASIA INFANTIL

As inscrições para o Concurso de Fantasia Infantil deverão ser feitas, entre os dias 04 e 15 de fevereiro, nas lojas Malibu, Passo Calçados e Brinquedos & Cia. Quem preferir pode garantir a participação das crianças, inscrevendo-as na Feira Sabor e Arte, em funcionamento na Praça da Matriz, nas noites de quinta a domingo.

Poderão participar do concurso, crianças de 02 a 12 anos, acompanhadas por um responsável e que estejam devidamente caracterizadas. As melhores fantasias, avaliadas por uma Comissão Julgadora especialmente formada para o concurso de fantasia, receberão os prêmios concedidos pelos comerciantes locais. Para a avaliação das fantasias, serão considerados os seguintes critérios: beleza, criatividade e originalidade. Não fique fora dessa festa! Traga a criançada e divirta-se!